Como ter mais saciedade com nutrição?

Você já comeu feijão branco? Sabe por que todo vegetariano deveria adicioná-lo a sua dieta?

feijao branco para os vegetarianos
Feijão branco: versatilidade nutritiva

Antes de virar vegetariana eu nunca tinha comido feijão branco, acreditam 🤦‍♀️?

Na realidade eu comecei a explorar o universo vegetal após ter retirado a proteína animal do meu prato! E, ao contrário do que muitos pensam, o reino vegetal é enorme e muito variado, mas a gente só descobre quando nos deparamos com a necessidade de termos que preparar diferentes opções para compor um bom cardápio. Depois que aprendi a cozinhar o feijão branco, percebi que em poucos minutos eu tinha uma excelente fonte de nutrientes e ainda uma leguminosa super deliciosa, daí comecei a fazê-lo toda semana! Em uma refeição consigo consumir em média uma a duas conchas do feijão branco e atingir a quantidade ideal de fibras, proteínas, flavonoides (substâncias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio. O que mais me chama a atenção nele é a quantidade de ferro e cálcio, como na dieta vegetariana temos que ter atenção com a ingestão desses minerais essa acaba sendo uma ótima opção! Devido a sua composição nutricional conseguimos:

  • Mais saciedade

  • Auxilia na prevenção de diabetes

  • Auxilia no funcionamento do intestino

  • Contribui para boa circulação sanguínea

  • Fortalece os ossos

  • Auxilia na formação de massa magra

  • Dá mais energia e disposição

  • Contribui para o sistema imunológico


Como eu moro sozinha tenho o hábito de deixar de molho por 12h e cozinhar de uma vez uma porção de 500g. Então eu separo em potinhos ele já cozido e armazeno no congelador. Facilita muito na hora de fazer as preparações pois elimina o pré preparo. Eu gosto tanto do feijão branco que como ele só cozido com sal, mas também gosto de fazer salada acrescentando tomate e pimentão picados. Uma outra forma é bater em sopas e cremes pois ele tem sabor suave e garante o aporte protéico na refeição.


Por ser muito versátil também da para fazer hambúrguer, salgados e a minha última experiência foram as almôndegas assadas, que vou colocar a receita abaixo!!



Receita: Almôndega de feijão branco


Ingredientes:

250 gramas feijão branco cozido 1/2 xícara farinha de arroz integral 1 unidade cebola 2 colher de sopa de salsinha 1 colher de chá de fermento em pó Tempero a gosto (Páprica, açafrão e sal)


Confira no vídeo o modo de preparo:


E aí, curtiu? Eu adorei!

Que tal me marcar nos Stories quando fizer a receita? Aproveita e diz o que achou, tá bem? @nutricamilledutra


Beijos da Nutri,

Camille Dutra

Quer ver outras receitas? Baixe o meu ebook gratuito de receitas que fiz em parceria com a Camilly Gabry do projeto Vida sem Glúten: 5 Receitas Funcionais Vegetarianas e Sem glúten O ebook é grátis! Espero que gostem...