top of page

Relato: SOP


Em março/2021 resolvi tirar a pílula, mas erradamente não procurei ajuda de imediato, e por tem SOP( síndrome dos ovários policísticos) com um hiperandrogenismo importante

( produção excessiva de alguns hormônios como a testosterona), deu ruim para mim.


Vieram todos os sintomas da SOP: ausência da menstruação/ovulação, cistos nos ovários, ACNE, muuuita acne.

Parece fútil, mas mexeu DEMAIS com minha autoestima, meu rosto ficou de um jeito que me fez não querer sair de casa e nem me olhar no espelho.



Em Julho/21 comecei o acompanhamento com uma Gineco mais natural, e o uso de diversos suplementos, mas infelizmente o meu rosto só foi piorando.

Eu entendi que as vezes precisamos do medicamento, não dá para ser natural sempre.


Em Outubro/21 meu rosto estava tomado, eu já estava tomando o antibiótico prescrito para a acne, havia voltado com a pílula anticoncepcional, mas nada de melhorar. Então troquei de Dermato e tive a indicação do roacutan, um medicamento extremamente forte que eu não queria de jeito nenhum tomar.


Fui enrolando até que no final de Novembro me consultei com um endócrino, que foi meu anjinho da guarda!!! @conradotepedino

Ele conversou comigo que precisava fazer um tratamento de choque para diminuir a testosterona e seriam muitos medicamentos. Com isso eu me sentiria cansada, iria perder peso/massa muscular, iria ter que ficar sem bebida alcoólica e com uma alimentação perfeita para não sobrecarregar o fígado. No meu desespero, eu topei. Já havia cancelado minha viagem de réveillon para a Bahia, e estava arrasada.


Fiz tudo certinho, treinava sem vontade, bebia bastante água, zero álcool, alimentação impecável e em 2 semanas meu rosto começou a secar!! Eu nem acreditei!!

Fiz em Dezembro o exame de sangue e o fígado estava perfeito, meu rosto secando a testosterona baixinha e resolvi retomar os planos da BAHIA!!!


Nesse meio tempo a ajuda do @dr.cesarplaza e da @lorrainacaminhaa foram fundamentais, nem sei o que seria sem o apoio de vocês!! Obrigada!!


Agora é seguir com o tratamento multidisciplinar ( endocrino+dermato+gineco), pq quero ser mãe e vou CONSEGUIR! 🙏🏻


No meio desse caos, tive diversos problemas pessoais, pq assim que Deus faz a gente evoluir né?!

Aprendi muito nesses meses em casa e meus pais foram tudo para mim.


Tentei manter o trabalho e o Instagram muito mais ou menos, postei super pouco nesse período, mas eu não tinha animo.

Alguns pacientes perceberam como eu estava triste, minha ansiedade não me deixava dormir e eu ficava o caco no dia seguinte.


Mas passouuu, está tudo se ajeitando, sexto início o laser para tratamento das cicatrizes, voltei a dormir e a sorrir. 😄

Queria compartilhar com vocês, muitos me acompanham há anos e são super carinhosos e queridos comigo. Obrigada.

2022 vai ser o meu ano, com muito estudo, trabalho, nutrição, saúde e AMOR! 💚


Beijos da Nutri!!

bottom of page