Por que planejar e organizar a alimentação?

Quantas vezes por semana você cozinha? Tem o costume de pedir comida por delivery?

feijao branco para os vegetarianos
O planejamento otimiza o tempo

Eu nunca gostei de preparar carne em casa, geralmente almoçava na rua e a noite fazia omelete ou leguminosas para o jantar até mesmo antes de ser vegetariana. 💁‍♀️


O motivo era apenas um: cozinhar suja tudo!!! 😩 Grande parte das vezes que de consumia algum tipo de carne no jantar, era porque já havia feito o pré preparo.


Sempre busquei maneiras de me alimentar de forma saudável dentro de uma rotina cansativa, por isso fazia 1Kg de carne moída e frango desfiado e congelava em potinhos.

Isso facilitava bastante a minha vida e o mais importante: evita o desperdício. 😉

Acredito que manter um tipo de proteína no prato é a parte mais trabalhosa de qualquer refeição, então ter uma opção no congelador sempre foi muito óbvio e simples para mim.

Hoje, a minha fonte de proteína principal está nas leguminosas, então deixo todas cozidas e congeladas em potinhos. Mantenho diversas delas já preparadas como o grão de bico, a lentilha, o feijão branco, o feijão preto e o feijão fradinho. Dessa forma só preparo os legumes e verduras, mas sempre fazendo porções maiores.


Cozinhar um maço de brócolis, refogar o repolho inteiro, assar vários tipos de legumes, fazer purê com várias batatas são as formas que encontrei para otimizar meu tempo realizando preparos que rendem várias refeições.


Assim não preciso passar tanto tempo na cozinha, pois o ideal para mim é que consiga cozinhar apenas 2x na semana, geralmente às segundas e quintas.


Mas obviamente que eu só consigo manter essa rotina, pois além da experiência de muito tempo fazendo isso utilizo ferramentas que me permitem planejar a semana inteira em poucos minutos, inclusive me fornecendo uma lista de compras. (link no fim do post)


Tenho certeza que se você fizer o mesmo vai acabar preferindo jantar em casa, vai querer levar a "marmitinha" para o trabalho, vai ter lanches na hora da fome e vai conseguir dizer não para as besteiras disponíveis na rua.


Comer fora é delicioso sim, mas não conseguimos controlar a quantidade de óleo usada, sal e temperos prontos lotados de aditivos químicos.


Meu maior objetivo hoje é mostrar que é possível em uma rotina pesada conseguir se organizar e planejar o cardápio semanal.


Conteúdo extra: A importância da organização alimentar


E aí, curtiu?

Já me segue no Instagram? Lá eu posto conteúdos e informações todos os dias!

Segue lá @nutricamilledutra


Beijos da Nutri,

Camille Dutra

Já conhece a minha planilha de Planejamento Semanal? Ela ajuda no planejamento, organização e preparação das refeições da semana...

Auxilia na organização das compras fornecendo uma lista de compras para o mercado!

A planilha é grátis! Espero que gostem...