Mito ou verdade: Abacate engorda?

Se você não come o abacate/avocado porque é muito calórico... Calma! Vamos entender melhor se ele pode causar ganho de peso?

abacate pode ajudar a emagrecer
Abacate: Se consumido de maneira certa, você pode emagrecer!

É comum eu ouvir dos meus pacientes que não comem abacate por ele ser muito gorduroso! Mas o que muita gente não sabe é que ele ao mesmo tempo é também fonte de fibras e quase não possui carboidratos...


...ou seja consumindo 🥑 de maneira certa, sem ser em vitaminas adoçadas com açúcar, você pode emagrecer com saúde, isso porque ele ainda fornece nutrientes como ômega 9, fibras, vitaminas E, C e K, B3, B5, B6,B9, minerais como: o magnésio, cobre, manganês e potássio!

Falando na perda de peso, ele contribui na saciedade pois apresenta benefícios no controle da compulsão alimentar🙋‍♂🙋‍♀.


O abacate possui muitos nutrientes e compostos bioativos. Além da gordura monoinsaturada possui o ácido oleico, o mesmo do azeite, que é responsável por diminuir a inflamação e ideal para cocção de alimentos por ser resistente ao calor.


Ele possui um composto ativo chamado beta-sitoesterol que vem sido muito estudado e os artigos mostram que ele é responsável por aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL), além de diminuir triglicerídeos e prevenir contra doenças cardiovasculares que é a principal causa de morte mundial.

Fonte de luteína um antioxidante que diminui o risco de doenças oculares, o abacate também ajuda na artrose e dores nas articulações - existe até remédio feio com seu composto - contribui para a melhora da pele e ainda ajuda no controle da glicose, prevenindo a diabetes


Seu consumo junto das principais refeições potencializam a absorção de diversos antioxidantes, então uma boa opção é incluí-lo na salada regando com o seu óleo. 🥗


Pois bem, depois de explicar todos os benefícios do abacate, o que fazer se você não vai comer por que não gosta do sabor?


Eu acho que posso te ajudar nisso... Desde a minha infância tenho um trauma com o abacate na forma doce! Minha mãe batia com leite e açúcar e eu odiava aquele gosto, então fiquei muitos anos sem consumir 😔.


Depois de adulta fui experimentar o guacamole e amei! O guacamole é uma comida mexicana que eles amassam o abacate com cebola, tomate, sal, pimenta e limão e fica divino! Cheguei a preparar alguma vezes em casa, mas quando eu faço acaba estragando porque rende muito.


Quando viajei para os Estados Unidos conheci o avocado - primo pequeno do abacate - achei muito mais saboroso e consumi em diversas formas!


Em todos os pratos, saladas, sanduíches tinha o avocado amassadinho e eu me apaixonei por essa fruta. Até na rua tinha uma barraquinha de avocado toast, receita que vou compartilhar com vocês...


Voltando para o Brasil comecei a comprar o avocado e amassar apenas com sal e limão, por ser pequeno não estraga e ainda levo menos tempo para preparar!


receita com tofu
Avocado toast

Para aqueles que tem mais curiosidade em saber, em 100g da fruta temos 7g de fibras,

e elas atuam gerando saúde intestinal e equilíbrio na microbiota. Para quem tem prisão de ventre uma excelente dica é bater com leite de coco.


Ah, o abacate tem quase o dobro de potássio se comparado com banana, sendo uma excelente opção para quem tem carência desse mineral.



Receita: Avocado toast


Ingredientes:

1 avocado maduro 1 limão

2 fatias de pão de forma

Tempere a gosto.


Confira o modo de preparo no vídeo completo:



E aí, curtiu? Eu adorei!

(Que tal me marcar nos Stories quando fizer a receita? Aproveita e diz o que achou, tá bem? @nutricamilledutra


Já conhece a minha planilha de Planejamento Semanal?

Ela ajuda no planejamento, organização e preparação das refeições da semana...


Auxilia na organização das compras fornecendo uma lista de compras para o mercado!


A planilha é grátis! Espero que gostem...



Beijos da Nutri,

Camille Dutra