Cuidado com os "docinhos" pós almoço

Você come doces para curar a ansiedade? Confira como reduzir os perigos desse hábito insaciável...

perigos do açúcar
O açúcar em excesso pode trazer sérios danos à saúde

A base da maioria dos doces é o açúcar. Ele é considerado tão viciante como algumas drogas, e, quando entramos nesse círculo vicioso o corpo pede todo dia aquele docinho pós almoço e no final da tarde 🍨🍩.

Independente do seu tipo de alimentação, acredito ser essencial que se tenha uma boa relação com a comida e é super importante ter a certeza de que não precisamos de nenhum alimento específico para cessarmos uma ansiedade ou mágoa que nos afligem 🤔.


Lembre-se: nenhum alimento é capaz de resolver nossos problemas e por isso temos que ter controle sobre nossas ações, desejos e objetivos.


Quando estamos com o nosso emocional abalado 😟, a gente acaba descontando na comida e como todo ser humano normal, às vezes temos a necessidade de nos sentirmos "abraçados" por um docinho🍮.


Mas será que é necessário consumirmos tanto açúcar para saciarmos a nossa vontade por doces?


Aí que entra a minha especialidade: Eu sou uma formiga e quando bate a vontade de comer doce em casa, a minha inspiração aflora ☝️!


Pensando em uma receita que fosse uma opção para o famoso brigadeiro, criei o bombom vegano, e compartilho a receita com vocês no final desse post.


Feito com apenas 3 ingredientes: melado de cana, cacau em pó e óleo de coco, essa é uma excelente opção para saciar a vontade de açúcar sem "jacar" no açúcar branco!


🍫 O cacau em pó 100% é uma excelente fonte de flavonoide, poderoso antioxidante natural, o flavonoide é excelente para a saúde da pele pois combate os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

Ele é perfeito para dietas que visam a diminuição da inflamação e desintoxicação do corpo.

Além disso, o cacau também é rico em outros nutrientes como ferro e alguns estudos mostram uma melhora no controle da ansiedade.


🥥A gordura necessária para dar a textura cremosa na receita foi feita com o óleo de coco. Optei por esse ingrediente pois ele é o mais saudável e "palatável" em comparação com os óleos vegetais como de soja, canola e girassol.


O óleo de coco é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média, que em contato com o estômago se transformam em monolaurina - um potente antibactericida, antifúngico e antiviral, ou seja, age diretamente na imunidade.


Além de dar um sabor especial, ele fornece muita energia e disposição. É rico em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico.


Ps.: Pensando por esse lado a receita serviria até como um excelente pré treino.


🍯E finalmente para adoçar, ao invés de optar por adoçantes artificiais que por mais que não tenham calorias podem gerar compulsão alimentar e desequilíbrio na microbiota intestinal, escolhi o melado de cana!


Eu sempre priorizo ele por ser naturalmente uma excelente fonte de ferro e por isso combate a anemia comum entre nós mulheres devido a perda de sangue mensalmente pela menstruação.

Ah, e além do ferro ele possui cálcio e magnésio, minerais muito importantes para a nossa saúde óssea.


receita doce sem açúcar
Bombom vegano

Esse bombom vegano eu inventei durante uma TPM. A receitinha é muito fácil, qualquer um consegue fazer e de quebra ainda nos fornece energia e nutrientes.


Sabemos que não é fácil estabelecermos uma relação saudável com a comida, mas não é impossível. Para isso devemos sempre que possível equilibrar os nutrientes em nossa alimentação de forma fácil e gostosa.


Sigo nessa busca junto com vocês!



Receita: Bombom vegano


Ingredientes:

1 C sopa de óleo de coco 1 C sopa de cacau em pó 100% 1 C sopa de melado de cana


Modo de preparo:

1. Misture todos os ingredientes em um recipiente

2. Coloque a mistura em uma forminha de silicone

3. Deixe no congelador até dar o ponto firme



Obs 1.: Se for trocar melado por mel, fique atento ao "doce" para não ficar enjoativo

Obs 2.: Dá pra adicionar alguns tipos de nuts para dar crocância



E aí, curtiu? Eu adorei!

(Que tal me marcar nos Stories quando fizer a receita? Aproveita e diz o que achou, tá bem? @nutricamilledutra


Beijos da Nutri,

Camille Dutra

Já conhece a minha planilha de Planejamento Semanal?

Ela ajuda no planejamento, organização e preparação das refeições da semana...

Auxilia na organização das compras fornecendo uma lista de compras para o mercado!


A planilha é grátis só clicar na imagem e baixar! Espero que gostem...