Trilha Alto do Mourão ( Niterói)


Como chegar? Seguir pela Estrada Francisco da Cruz Nunes e entrar na rotatória de Itaipuaçu (antes da Praia de Itacoatiara). Subir a Estrada da serrinha por aproximadamente 1 km até o Mirante de Itaipuaçu, a poucos metros do início da trilha, onde há um pequeno estacionamento.

Você vai se sentir no topo de Niterói nesta trilha, e não à toa: a Pedra do Elefante possui 412 metros de altura, o ponto mais alto da cidade. Deste local privilegiado a vista alcança até as praias de Saquarema, já na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Em dias com boa visibilidade, é possível ver a Ilha de Cabo Frio, e as Ilhas Maricás. Ao norte, se tem uma visão panorâmica da Serra da Tiririca e da Serra dos Órgãos ao fundo.



Na última sexta-feira eu e um grupo de 6 amigos despertamos as 3:50 para estar no pé da trilha as 5h e pegar no nascer do sol. A trilha possui 2km com subidas e uma parte mais técnica que precisa de escalada nas pedras. Indo na madrugada é necessário lanterna ou headlamp. Subimos em 45 minutos e conseguimos pegar a mudança do tom alaranjado do céu que tanto ME ENCANTA!



Depois que o sol nasceu ainda fizemos um pinique com esse visual!!!

Levamos água de coco, bananas, maças, paçocas e sanduíches com pasta de soja e salada.






A caminhada é realizada em meio a Mata Atlântica, e possui alguns mirantes com lindas vistas. Um deles fica antes da parte final da trilha e é muito utilizado para descanso antes da subida ao cume. Dele é possível observar o Costão de Itacoatiara e a Furna da Solidão - esta pode ser acessada através de uma bifurcação na trilha.



Foi uma experiência incrível que vale a pena!!

O contato com a natureza, céu e mato traz uma energia ÚNICA!





Beijos da Nutri,

Camille Dutra