Você pode ir fazendo a redução aos poucos, não precisa cortar tudo da noite para o dia!! Por exemplo: pode primeiro retirar a carne vermelha, depois o frango e por último os frutos do mar. Ou pode iniciar com a segunda-feira sem carne. Tem gente que prefere manter no almoço e retirar no jantar, outros preferem retirar da semana e manter somente nos finais de semana. O que vale é reduzir.
-É importante avaliar de 6 em 6 meses no seu exame de sangue: hemograma completo, ferritina, vitamina B12, cálcio entre outros nutrientes.
-Dependendo do exame vamos ter que suplementar alguns nutrientes, mas nada diferente que fazemos com pacientes onívoros.
-É indispensável que você goste de leguminosas( feijões, lentilha, ervilha, grão de bico), de frutas, legumes e verduras. Essa vai ser sua base alimentar.
- É preciso variar os grupos alimentares e equilibrar para não exagerar no carboidrato e nem faltar proteína.
-Atenção as versões veganas industrializadas como hambúrgueres, salsichas, iogurtes, requeijões.. são alimento ultra processados e devem ser exceção na sua rotina.
Com orientação de um profissional e organização no dia a dia fica simples ser saudável e vegetariano. Eu descobri um mundo de novas opções, a gente mergulha de cabeça no reino vegetal!
Beijos da Nutri,
Camille Dutra
Comments